Please reload

Posts Recentes

Projeto Laguna Cultural promove evento 'Piano Bar e Sarau de Poesia' em parceria com Chiquinho Vaz e Tatiana Machado! Confira como foi a ediçã...

August 28, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque
Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Considerações iniciais sobre a história da alimentação

July 16, 2017

 

 

Os estudos sobre a alimentação têm experimentado grande desenvolvimento, desde as últimas décadas do século XX, tornando o assunto objeto de pesquisas científicas e tema relevante de pesquisas acadêmicas, principalmente, em relação às ciências humanas. Atualmente, esses trabalhos se multiplicaram, as abordagens e os métodos se renovaram e o interesse do público em geral apresentou um crescimento extraordinário

 

  Coincidentemente, tal fato é simultâneo à consolidação do modelo atual de alimentação, representado pelo sistema fast food e os grandes conglomerados industriais, que passaram a produzir nossos alimentos em série, para o consumo de massa, transformando completamente as estruturas, os significados e os hábitos que até então caracterizavam essa atividade.

   Não é, no entanto, a consolidação desse modelo que impulsiona o interesse da academia e do grande público, mas a necessidade de respostas às consequências, em sua maioria, desastrosas, dessa consolidação. As preocupações dietéticas, éticas, culturais, políticas e econômicas, levantadas a partir disso, têm gerado filosofias e movimentos contrários à pregação do mercado e das grandes indústrias de alimentos.

     A mais desastrosa dessas consequências é o retorno do flagelo da fome, em diversas partes do mundo, em pleno século XXI, além da preocupação com a qualidade e as características nutricionais dos alimentos consumidos. As críticas também alcançam a organização e os métodos de produção e distribuição dos alimentos; as mudanças culturais impostas, relacionadas a funções sociais e políticas da alimentação e à afirmação de identidades de povos e culturas; o modo de preparo e o sabor dos alimentos oferecidos, etc.

   A crise e o esgotamento do modelo atual, portanto, tornam-se cada vez mais evidentes e a necessidade de respostas, cada vez mais urgente. Escapamos aliviados das antigas previsões relativas ao século XXI, que transformavam o homem em consumidor de pílulas, exacerbando o caráter funcional da alimentação, mas não escapamos da padronização/massificação do paladar, assim como do consequente esvaziamento dos significados políticos e culturais da prática da alimentação.

    O Blog da Laguna contará essa história, um tanto saborosa, mas, também, um tanto indigesta. Vamos recuar até as primeiras civilizações, período de surgimento da agricultura e da base fundamental da nossa alimentação, passando pelo mundo clássico, a idade média, o mundo moderno, para chegar à época contemporânea e à nossa mesa.

    Publicaremos artigos e entrevistas todas as semanas, durante os próximos meses, sobre questões e aspectos fundamentais da história da alimentação. Acompanhe a página da Pizzaria Laguna e o Blog da Laguna para não perder nenhum capítulo e participe desse debate.

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload