Please reload

Posts Recentes

Projeto Laguna Cultural promove evento 'Piano Bar e Sarau de Poesia' em parceria com Chiquinho Vaz e Tatiana Machado! Confira como foi a ediçã...

August 28, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque
Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Pianista Chiquinho Vaz se apresenta na Pizzaria Laguna, em Araruama, dia 7/10, sábado, Dia do Compositor Brasileiro

October 5, 2017

 

"Diz a crônica que o festejado compositor brasileiro Herivelto Martins, com mais de 50 anos de vida artística de sucesso e mais de setecentas composições populares em seu fabuloso acervo musical, foi quem criou em 1948 o "Dia do Compositor", normalmente festejado só no Rio de Janeiro até 1980, mas a partir de 1981 também festejado em São Paulo e que nós desejamos passe a ser festejado em todo o Brasil.

 

Faltava, contudo, esta iniciativa que agora estamos propondo, qual seja a da instituição do "Dia do Compositor", consagrando a data já tradicionalmente aceita de sete de outubro".

 

O texto acima é a justificativa apresentada no Projeto de Lei 581/1983 para a criação do Dia do Compositor Brasileiro. Segundo a página oficial da Câmara dos Deputados, no entanto, o tal projeto de lei está arquivado desde 1989.

 

O país, porém, merece realmente uma data especial para homenagear os seus compositores. Os nomes e as obras são um verdadeiro patrimônio cultural que nos representa e nos retrata. São exemplos, Domingos Caldas Barbosa, Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Donga, Tom Jobim e tantos outros.

 

Em todos os gêneros musicais, a genialidade do compositor brasileiro é reconhecida, da música rural à música urbana, da música popular à música erudita, no país e no exterior.

 

Vamos celebrar, então, com ou sem projeto de lei e como já fazia Herivelto Martins desde 1948, segundo a justificativa apresentada.

 

O Projeto Laguna Cultural traz o pianista Chiquinho Vaz para o palco da Pizzaria Laguna, em apresentação solo, com um repertório repleto de obras de nossos mais importantes compositores. 

 

Chiquinho Vaz, atualmente é integrante do Trio CEMporcento que, junto com a cantora Carla Paz, se apresentou no dia 30 de setembro no Projeto Laguna Jazz e Bossa Nova. Natural de Niterói, residente no Rio de Janeiro, o músico acompanhou em sua carreira vários artistas como a cantora Rosemary, Márcia Hello, Zezé Rocha e a orquestra de Waldir Calmon, foi Piano´s Bar do saudoso Restaurante Samanguaiá, em Niterói, por três anos, e integrante da Banda Grau, apresentando-se por todo Brasil e no exterior.

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload